terça-feira, 12 de maio de 2009

Lavrada Tradicional Minhota

Para recordar as tradições galaicas aqui fica um pequeno video que a equipa ogalaico considera pedagógico para a nossa causa. Uma recriação realizada em Cuide Vila Verde concelho de Ponte da Barca.

Esta era uma tarefa que me lembro particularmente de participar aqui à uns 15-20 anos e recordo que toda a familia, amigos e vizinhos, fossem eles novos, velhos, crianças, homens e mulheres eram essenciais para levar avante uma tarefa desta envergadura.

Havia uma noção clara de heraquia entre os mais velhos e os mais novos e entre os homens e mulheres na divisão das tarefas. A tarefa que se assumia com maior importância era o homem que pegava ao arado. Queria-se força e visão de trabalho para que os "regos" fossem talhados de acordo com a tipografia do terreno e não fossem à mercé da força animal.

As cantigas, brincadeiras e jogos de valentia eram uma constante. O pão de milho o chouriço, presunto e vinho verde comungavam com a boa disposição dos lavradores.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem...

ainda me lembro tambem...das lavradas e sementeiras...ja la vao uns tempos...

...depois veio o tractor e perdeu-se esta magia...e o andar dos tempos...

elaneobrigo disse...

é verdade perdeu-se a magia de ser lavrador...

em relação ao uso das vacas devo referir que actualmente as vacas não sabem fazer estes trabalhos...

desconfio que elas hoje existem somente para comer as ervas dos campos.... já ninguem as usas para cangar e fazer os trabalhos...