domingo, 31 de maio de 2009

Gaia: Capital da Cultura do Eixo Atlântico

Em seguimento com os textos anteriores....
Braga continua a idolatrar o seu passado Romano como o fazem as dezenas de cidades Portuguesas, em especial as que ficam mais a Sul pois dependem históricamente deste legado para se afirmarem.... Braga não precisa!

No entanto, lembro-me agora que também Terras de Bouro procura alicerçar-se turistica e históricamente com o seu legado Romano: a Geira Romana! Até se fala do nascimento de um museu de interpretação da Geira Romana. Mas o mal até nem está aqui, pois reconheço o valor patrominial deste legado (seja ele verdadeiramente romano ou não!?) O problema é o impacto que directa ou indirectamente isso possa ter para os menos capazes!

Por exemplo, vim a saber que Vila Verde (depois de uma conversa offrecord com o Gabinete de Patrimonio) também planeia traçar um percurso interpretativo das POSSIVEIS Vias Romana que atravessavam o Concelho, baseando-se na existência de Pontes Romanas, Marcos Milenários e coisas do género! E como estes exemplos outros mais se vê e ouve por todo o lado, sempre idolatrando tudo o que é Romano... simplesmente porque pegou moda!

Assiste-se cada vez mais a uma autêntica massificação Romana em terras onde os vestígios Castrejos são simplesmente ignorados e incompreendidos! Não vale a pena criar falsas ideias que somos ou descedemos dos Romanos, que os Romanos são a nossa base civilizacional... Importa ter em mente que os povos da nossa região eram os GALAICOS... povo este que os Romanos, Suevos e outros povos da antiguidade foram aculturando ao longo dos séculos... transformando-nos no que hoje somos. É fácil perceber que não somos descendência directa dos Romanos nem de qualquer outro povo invasor... as nossas raizes são Galaicas.

Esperemos que dentro de 1 ou 2 anos sejam classificadas como Património Mundial as dezenas de Castros e Citânia de Galiza e Norte de Portugal para que os senhores que governam assumam a importância da Cultura Castreja na nossa história e no nosso futuro.


Esperemos também que estas novas iniciativas do Eixo Atlântico, por exemplo, na criação de Capitais Culturais da Galiza e Norte de Portugal, faça ver aos nosso governantes e o povo em geral que a nossa cultura é algo único, vivo e verdadeiro... pela qual não precisamos de fazer vénia a Roma!
Este ano vai ter inicio o ciclo de Capitais de Cultura do Eixo Atlântico e a primeira edição vai ser em Vila Nova de Gaia. Começa já este proximo mês de junho.

"Concertos e acções literárias vão encher a programação do concelho durante Junho, Julho e Agosto. Durante estes três meses "Gaia vai viver cultura", máxima aplicada para celebrar o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2009, expressando esse conceito na organização de cerca de 300 eventos.

Hoje em dia são 34 munícipios de Portugal e Galiza que fazem parte da rede do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. A liderança deste projecto é rotativa entre os concelhos membros, estando Vila Nova de Gaia actualmente na presidência, merecendo, por isso, ser sede de uma aposta de grande magnitudade. A cidade vai começar a ferver a 4 de Junho, por impulso de um concerto dos Milladoiro, acompanhados de Mafalda Arnauth no Mosteiro da Serra do Pilar. Logo de seguida (5 e 6 de Junho), engata na programação, mais uma edição do Festival de Blues, no Cais de Vila Nova de Gaia. Após isto, é organizado um concerto sinfónico a 9 de Junho, o Festival Internacional de Música (de 11 de Junho a 26 de Junho), o Festival Rock Luso-Galaico (14 e 15 Agosto) e o Eixo-rap (4 de Julho). De propostas tão diversas se constrói o cartaz musical.

Em termos de literatura, nota para o 1.º Salão Infanto-Juvenil de Literatura , o Colóquio Queirosiano Luso-Galaico e o Encontro Literário Luso-Galaico. Mexendo com os vários universos das artes performativas, tais como Teatro, Novo Circo e Dança, haverá uma mostra abrangente destas tendências. O folclore, que tanto une as duas culturas, será potenciado pela realização do Gaia Folk. E vai haver ainda um Expocidades", uma encontro das potencialidades e produtos característicos da euro-região, que decorrerá entre 4 a 14 de Junho, na Praça do Eixo Atlântico."

Alarriba Galaicos!

_____________________________

ENTRECULTURA

1 comentário:

Anónimo disse...

este é uma iniciativa para aproximar ainda mais as duas regiões.

tem que correr juntas para o futuro...