segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Congresso Transfronteiriço de Cultura Celta

A não perder caso tenham disponibilidade! Infelizmente OGALAICO tem de cumprir com os seus deveres profissionais e não poderá estar presente :s


"A Câmara Municipal de Ponte da Barca apresentou ontem o programa do segundo Congresso Transfronteiriço de Cultura Celta, que se realiza nos dias 7 e 8 de Novembro. O Congresso, que contará com a presença de diversos especialistas portugueses e espanhóis, vai decorrer no Auditório Municipal e irá abordar temas como as origens da cultura celta na Península Ibérica, os vestígios, os símbolos e o relançamento da riqueza patrimonial material e imaterial de toda esta área geográfica. Olhar para o passado para perspectivar o futuro é, de acordo com o autarca local, Vassalo Abreu, o grande objectivo desta iniciativa.

Do programa constam, entre outras, participações de nomes como António Martinho Baptista, Ramon Sainero ( Director do Instituto de Estudios Celtas - Espanha ), Fernando Alonso Romero e Nieves Herrero Pérez ( Universidade Santiago de Compostela ), numa iniciativa que tem como coordenadora científica a Dra. Fátima Lobo da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa de Braga. Este evento, organizado pela Câmara Municipal de Ponte da Barca e pela Comunidade Urbana Valimar, pretende, sobretudo, promover a discussão alargada sobre a celtização da região noroeste da Península Ibérica."

6 comentários:

Lola disse...

Galaico,

Gostava imenso de ir, mas também não posso.

Consegues arranjar informação desse encontro e transmiti-la no blog?

Beijos grandes

O Galaico disse...

Ola Lola,

Aqui tens o link do programa do evento:

http://www.pontedabarca.com.pt/pdf/pim_cultura_celta_08_programa.pdf

Cumprimentos!

Maria disse...

Olá.

Eu e o Alexandre fomos ao primeiro congresso celta em Ponte da Barca, que foi fantástico! E vamos também ao segundo. :)

Já agora, se souberes de alguém de Braga que precise de boleia, manda-me um mail. Este congresso é imperdível! :)

Anónimo disse...

A Imigração e a destruição do folclore


"TRADIÇÕES MUÇULMANAS METIDAS À SURRELFA NO FOLCLORE HOLANDÊS
A Festa do Açúcar, que marca o fim do mês sagrado muçulmano ou Ramadão, aparece em décimo quarto lugar numa lista de tradições «holandesas».

De notar que a lista foi feita pelo Centro Holandês de Cultura Folclórica (Nederlands Centrum voor Volkscultuur, NCV)...

O NCV pediu a mil pessoas para apontarem as tradições que consideravam importantes para si mesmos ou para a Holanda em geral. Os resultados, organizados numa lista de cem itens (espécie de «top 100»), foram anunciados no início do Ano das Tradições pela rainha Beatrix em Hiversum.

A tradição número um é a do Sinterklaas. Este precursor do Pai Natal é celebrado a 5 de Dezembro.
A número dois é a decoração da Árvore de Natal.
Em terceiro lugar vem o «Dia da Rainha», celebrado a 30 de Abril.
E a «Festa do Açúcar» aparece em décimo quarto lugar, o que se deverá provavelmente ao facto de muitos dos que responderam ao inquérito serem muçulmanos. Pelo mesmo motivo, a cerimónia da circuncisão dos rapazes, que também é islâmica e não holandesa, aparece em septuagéssimo quarto lugar.
O Hino Nacional não aparece neste «top 100», o que se revela assaz esclarecedor.

É a absurdos destes que conduz a indiferenciação étnica militante - por ser «moralmente» proibido, à luz do sacrossanto dogma anti-racista, fazer uma simples distinção entre quem é do país e quem é alienígena, eis que a auto-imagem do País ao seu nível mais profundo e mais autêntico, o do folclore, acaba por ser distorcida através daquilo a que se pode chamar uma verdadeira invasão - uma invasão mais significativa do que a entrada de um milhão de imigrantes.

Ao mesmo tempo, o caso tem toda a pinta de ser a reedição de uma antiga manigância usada com sucesso pelas hostes cristãs - a de ir infiltrando a cultura invasora na tradição local e depois dar o resultado final como «genuína tradição do Povo»..."

http://gladio.blogspot.com/2008/11/tradies-muulmanas-metidas-surrelfa-no.html

Elaneobrigo disse...

Depois de marcar presença no congresso transfronteiriço, deparei com duas realidades: os galaicos da galiza estavam mais preparados para falar sobre assuntos celtas, enquanto que os galaicos do sul estavam um tanto ou quanto mal preparados!

até acabei por levantar uma crispação por ter dito que ponte da barca descende de uma freguesia que agora pertence ao concelho de vila verde: Elaneobriga!

lá a interlocutora achou que eu estava a dizer aquilo como forma de rebaixar ponte da barca! lol

nem percebeu que o mais importante era o facto de haver documentado uma tribo galaica de nome elaneobriga, que correspondia à zona de ponte da barca!

mas no seu todo foi bastante interessante...

fiquei mais convicto que a celtidade está fortemente presente nossa cultura galaica!

e ainda tive acesso a fonte bibliográfica bem interessantes nesta matéria.

espero que seja um congresso capaz de se renovar ao longo dos anos.

O Galaico disse...

Este congresso deve ser de facto interessante mas deve de facto sair de Ponte da Barca. Se permanecer ali acaba por perder amplitude e transformar-se numa bandeira ridícula daquele concelho.

Sim porque não preciso que me digam que ali o tema é Ponte da Barca Celta e não os Celtas no Noroeste...