sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A Gaita de Fole - A verdadeira Herança

Começou já há algum tempo a época festiva do Norte de Portugal e de todo o país. Arraiais, festas dos padroeiros das aldeias, recepções aos imigrantes, romarias e até simples convívios de verão.

Todas estas tem um denominador comum: A Concertina. Diz-se que é Rainha! De facto é mas, não devemos esquecer que nem sempre o foi. Quando se diz que é linda a tradição não podemos desdenhar a ideia de que esta é uma tradição muito recente. Uma fracção de segundos atrás no relógio da existência do ser humano e esta já não seria ouvida em lugar nenhum.

A verdadeira rainha tradicional que tem uma ascendência que nos remete a milénios (!!) atrás é a GAITA DE FOLE!

A gaita não é um exclusivo dos povos atlânticos e ditos descendentes dos Celtas. Não há maior disparate pois a Gaita é comum a uma pluralidade de etnias, povos e continentes. Tão pouco existem só as Irlandesas ou Escocesas como também existem as Galegas, Transmontanas ou Setubalenses.

Todas diferentes mas todas iguais.

Se quiserem ir buscar fundo na alma os sons do passado, a Gaita de Fole é o instrumento certo. E ela que invoca as nossas mais esquecidas origens. Suscita mistérios e o seu som mistura-se com a Natureza e a tradição.

Aprender Gaita de Fole é um maior contributo para o nosso património cultural do que qualquer investimento ou inauguração que o governo e as entidades nacionais possam promover!

3 comentários:

Elaneobrigo disse...

Exixete a associação Espiral em Braga que dá aulas de gaita de foles!

em lisboa existe a associação Gaita de Foles que tem um curso intensivo de 1 ano!

Já ando a caminhar para aprender este maravilhoso intrumento.

começar com flauta e ver videos no youtube..

M.Amélia disse...

Vivi em Braga por um curto espaço de tempo, mas o suficiente para apreciar e amar esta terra! De fato, toda a região do Minho, é uma das mais belas, graciosas e confortáveis no mundo pra viver! Saudades imensas!
M.Amélia - Brasil

Anónimo disse...

Minho, maravilhoso minho!